Pular para o conteúdo principal

SOBRE: EXPRESSÕES, PAPAGAIOS E PERIQUITOS

Quer me deixar irritada é no meio de uma conversa soltar um "quem não chora não mama".
Quem não chora não mama. QUEM NÃO CHORA, NÃO MAMA.
Percebem o que tem de errado?
Nem eu.
Só sei que cada vez que essas palavras são pronunciadas em conjunto alguma parte de mim tem vontade de arremessar um tijolo na cara da pessoa que pronuncia. Talvez seja porque essa expressão me lembra pechincha (coisa que eu só não gosto porque não tenho a mínima habilidade pra fazer) ou porque depois da expressão sempre vem aquele sorriso de "sou muito sedutor e joguei a minha lábia fazendo me darem uma coisa que não estava combinada *piscadela*".

Nesse hall de expressões que eu detesto tem também aquelas com variações sobre macaco: cada macaco no seu galho, macaco velho não coloca a mão na cumbuca, macaco só olha pro rabo dos outros, vai pentear macaco,  ter macacos no sótão etc.
Não entendo qual é a predileção pelo bicho, mas o real motivo do meu desgosto é porque ouvi durante muitos anos minha mãe me dar bronca dizendo que macaco só olhava pro rabo dos outros quando eu falava alguma coisa de alguém.
Eu não entendia muito o sentido da mensagem, levava no sentido literal da coisa, e procurei todas as vezes que fui no zoológico um macaco que estivesse olhando o rabo o outro.
Não encontrei.

Mas nem todas as expressões são ruins tem umas que eu realmente adoro. Talvez adore porque a maioria delas sejam ditas por uma das pessoas que eu mais amo no mundo, minha vó.
Minha vózinha, que é nordestina, trouxe na bagagem uma série de conhecimentos indecifráveis com metáforas naturais dos quais eu sempre pego a primeira e a última palavra formando, por exemplo, "periquito da folha de bananeira faz fogo", que obviamente não diz nada.
Ela tem a capacidade sobrenatural de conseguir encaixar esses tipos de expressões em quase todas as situações, e eu, o poder sobrenatural de raramente entender sem um tradutor (normalmente minha mãe ou meu pai).
Não pense que é minha culpa, pra exemplificar segue a história da minha expressão preferida dela:

Meu vô acusa minha vó de fofoqueira quando na verdade ele que chegou fazendo fococa.

Vó: Priquituroajangádalevafama.
Mãe: hahaha
Pai: hahaha
Eu: ?

Todos entendem e continuam a conversa.
Fiquei quieta tentando juntar na cabeça os pedaços que consegui entender:
Priquitu (que no dicionário da Celuz, minha vó, significa periquito) voa jangada leva a fama.
Pra mim não fazia sentido uma jangada levar a fama porque o periquito voa, aliás não fazia sentido nem ter os dois na mesma frase.
O que realmente era e que eu descobri só depois quando repeti em voz alta e todos riram de mim:
"Periquito roa e jangaia leva a fama."

Enfim, resumindo a história:

Eu: vó, você quis dizer periquito roa e jangaia leva a fama?
Vó: oxente, FOI o que eu disse.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORAGEM E ESCOLHAS

Quando eu era pequena, via de regra brincava de ser adulta. Não me lembro nunca de em alguma brincadeira de criança ter me intitulado "a criança maravilha", "a super-criança" ou "a criança desbravadora que sobreviveu à uma floresta cheia de monstros assustadores". Nunca. Eu era a mulher maravilha, a super mulher, a mulher desbravadora. Se possível gostava de acrescentar o título de "a primeira" antes das conquistas, porque havia em mim um quê de coragem de ser a primeira das coisas. Coragem. Taí um tema que me perseguiu quando eu entrei na adolescência. É só olhar pra minha estante. Se fosse para separar meus livros em temas, caberiam todos nessa categoria. Eu sempre fui fã de gente corajosa. Que arrisca, que vai contra, que dá um passo adiante e paga para ver. A coragem sempre me perseguiu, mesmo quando lentamente me afastei dela. Com o tempo fiquei menos corajosa (ou mais preocupada) e deixei de ser a garota destemida para me tornar algu

SOBRE: LILIANE PRATA

Fazia algum tempo que eu não postava aqui mas hoje aconteceu uma coisa tão legal que a primeira coisa que eu pensei em fazer foi correr pra cá. Todo mundo sabe que eu sou a escolhida do Universo pra ser sacaneada (se você não sabe, leia a maior prova disso com o incidente da calça  e sinta-se a vontade para rir da minha cara). Mas às vezes o Universo faz coisas incríveis por mim, o texto é longo mas vale a pena, prometo. Hoje quando saí do curso que estou fazendo lá na Paulista resolvi passar na Livraria Cultura (sim, o lugar onde a minha experiência com o mago místico aconteceu). Lá tava rolando o "Vira Cultura", uma série de eventos simultâneos sobre as mais diversas coisas, a livraria estava tava lotada. Foi no meio dessa multidão que virei pro meu fiel escudeiro e disse: - Nossa aqui nessa virada vai ter uma mesa de debate com uma escritora que eu gosto muito, é a Lili Prata (CONGELA) PAUSA PARA CONTEXTUALIZAR: Se você me conhece já me ouviu falar dela, a

O GURU DA LIVRARIA

Estava eu vagando pela Livraria Cultura com uma caderneta na mão. Cansada de andar sem rumo resolvi pagar e ir embora, então fui para a fila e estava lá esperando minha vez de pagar quando senti um toque no meu ombro. Um senhor grisalho vestido de branco me disse: - Vou passar na sua frente. Eu gentilmente consenti. Ele prosseguiu: - Vou passar na sua frente porque sou o autor deste livro - disse apontando para o livro que carregava. Eu, que não conhecia nem o livro nem o autor, apenas sorri e disse alguma coisa gentil que já não me lembro. Ele disse que havia recebido o prêmio Jabuti e fez mil perguntas sobre a minha carreira, sobre poesia e sobre minha vida. De repente ele resolveu que queria meu endereço para me enviar o livro. A história tava muito estranha e eu sou uma pessoa desconfiada por natureza, então tentei de todas as maneiras contornar a situação. Enquanto isso uma pequena multidão formava-se a nossa volta, alguns apenas vagando outros tentando entrar