Pular para o conteúdo principal

OS MARAVILHOSOS NINGUÉNS - PAI DO JOÃO

Aquele tinha sido um dia ruim e lá estava eu olhando pela janela do trem, algumas lágrimas rolando, profundamente triste, quando um homem sentou do meu lado. Torci para que me deixasse em paz. 
O trem estava uma bagunça, cheio de gente falando alto, se esbarrando, ouvindo música sem fone. De repete para completar aquele cenário, entra um vendedor de algodão doce atrapalhando a passagem de todo mundo. Mais que depressa ele se juntou ao coro de barulhos, oferecendo a plenos pulmões os saquinhos coloridos por apenas 1 real. 

Nesse momento ouço uma voz do meu lado, era o homem:

- Um dia...

'Não acredito', pensei. Não poderia estar menos disposta a falar, então permaneci imóvel olhando pra frente, mas ele continuou:

- Fui com João, meu filho pequeno, numa loja e estavam dando algodão doce na porta. Mas eu estava com muita pressa, atrasado para o trabalho, então disse que não dava tempo de pegar algodão doce e levei ele para fora de lá. 

Continuei quieta, mas estava ouvindo.

- Deixei ele na escola, fui trabalhar, voltei para casa. Ele tava tristinho mas tava bem. No outro dia eu estava no trabalho quando me ligaram, "João tá passando mal, vem buscar", ele ardia em febre. Ficou assim uns dois dias, nada de melhorar. Levei no médico, garganta tava boa, não tinha nada. Quando eu fui trabalhar no terceiro dia, alguém me falou "criança pequena as vezes fica doente de vontade", e aí eu me toquei. O João queria algodão doce.

Ele seguia falando sem olhar pra mim diretamente e eu continuava ouvindo já sem chorar.

- Eu saí na minha hora do almoço e procurei algodão doce em todo lugar. Perguntei nas lojas, nos vizinhos, nas barraquinhas, fui até o centro lá na loja que a gente foi e não tinha mais. Contei pro cobrador do ônibus que tava procurando algodão doce pro meu filho, ele simpatizou e disse que me avisaria se visse um. Voltei a trabalhar, mas não era a mesma coisa. Sabia que meu filho podia estar doente porque eu não parei 5 minutos pra ele comer um doce. 

Me compadeci, estava brava mas não sou de ferro. Olhei para ele.

- Quando já estava quase a noitinha, eu tava com muito peso na consciência mesmo sabe? O cobrador me ligou do orelhão na mesa do meu trabalho. Falou que tinha visto um vendedor e tava com ele me esperando. Eu corri para lá. Comprei os últimos dois pacotinhos e voei pra casa.
Quando cheguei o João estava dormindo, acordei ele rapidinho e mostrei o que tinha comprado.
Ele sorriu e pegou da minha mão.  Dormiu abraçadinho com o algodão doce.

Ele sorriu.

- De manhã tava todinho derretido e melecou a cama toda de açúcar.

Eu ri também.

Depois disso chegou a estação dele e ele foi embora. 

Eu fiquei menos triste e nunca mais vi um vendedor de algodão doce sem lembrar do pai do João.

----------
Essa história aconteceu muitos anos atrás, mas em tempos tão difíceis, com tanta raiva, tanta dor, tanta falta de amor espalhada pelo mundo, faz bem fazer uma pausa e voltar o olhar para as pequenas gentilezas.
Eles são poucos, mas estão espalhados por aí prontos para fazer seu dia melhor.
Esses maravilhosos ninguéns.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CORAGEM E ESCOLHAS

Quando eu era pequena, via de regra brincava de ser adulta. Não me lembro nunca de em alguma brincadeira de criança ter me intitulado "a criança maravilha", "a super-criança" ou "a criança desbravadora que sobreviveu à uma floresta cheia de monstros assustadores". Nunca. Eu era a mulher maravilha, a super mulher, a mulher desbravadora. Se possível gostava de acrescentar o título de "a primeira" antes das conquistas, porque havia em mim um quê de coragem de ser a primeira das coisas. Coragem. Taí um tema que me perseguiu quando eu entrei na adolescência. É só olhar pra minha estante. Se fosse para separar meus livros em temas, caberiam todos nessa categoria. Eu sempre fui fã de gente corajosa. Que arrisca, que vai contra, que dá um passo adiante e paga para ver. A coragem sempre me perseguiu, mesmo quando lentamente me afastei dela. Com o tempo fiquei menos corajosa (ou mais preocupada) e deixei de ser a garota destemida para me tornar algu

SOBRE: LILIANE PRATA

Fazia algum tempo que eu não postava aqui mas hoje aconteceu uma coisa tão legal que a primeira coisa que eu pensei em fazer foi correr pra cá. Todo mundo sabe que eu sou a escolhida do Universo pra ser sacaneada (se você não sabe, leia a maior prova disso com o incidente da calça  e sinta-se a vontade para rir da minha cara). Mas às vezes o Universo faz coisas incríveis por mim, o texto é longo mas vale a pena, prometo. Hoje quando saí do curso que estou fazendo lá na Paulista resolvi passar na Livraria Cultura (sim, o lugar onde a minha experiência com o mago místico aconteceu). Lá tava rolando o "Vira Cultura", uma série de eventos simultâneos sobre as mais diversas coisas, a livraria estava tava lotada. Foi no meio dessa multidão que virei pro meu fiel escudeiro e disse: - Nossa aqui nessa virada vai ter uma mesa de debate com uma escritora que eu gosto muito, é a Lili Prata (CONGELA) PAUSA PARA CONTEXTUALIZAR: Se você me conhece já me ouviu falar dela, a

O GURU DA LIVRARIA

Estava eu vagando pela Livraria Cultura com uma caderneta na mão. Cansada de andar sem rumo resolvi pagar e ir embora, então fui para a fila e estava lá esperando minha vez de pagar quando senti um toque no meu ombro. Um senhor grisalho vestido de branco me disse: - Vou passar na sua frente. Eu gentilmente consenti. Ele prosseguiu: - Vou passar na sua frente porque sou o autor deste livro - disse apontando para o livro que carregava. Eu, que não conhecia nem o livro nem o autor, apenas sorri e disse alguma coisa gentil que já não me lembro. Ele disse que havia recebido o prêmio Jabuti e fez mil perguntas sobre a minha carreira, sobre poesia e sobre minha vida. De repente ele resolveu que queria meu endereço para me enviar o livro. A história tava muito estranha e eu sou uma pessoa desconfiada por natureza, então tentei de todas as maneiras contornar a situação. Enquanto isso uma pequena multidão formava-se a nossa volta, alguns apenas vagando outros tentando entrar