Pular para o conteúdo principal

CARTAS PARA UM JOVEM EU

Eu de 5 anos

Continue brincando muito. Sério, pegue sua escova de cabelo e vá fingir que é microfone. Dica: a cortina do sofá é uma ótima entrada para o seu palco.
Ah, continue fazendo peças imaginárias e inventando histórias. Um dia você vai querer fazer isso para viver.

Eu de 6 anos

Sim, ler é demais, eu sei! Continue levantando a mão para responder sempre que souber ler o que está escrito na lousa, mesmo que a professora peça pra você deixar outro aluno falar. Um dia essa história pode te ajudar em uma entrevista de emprego.

Eu de 8 anos

Parece que você vai morrer cada vez que ele entra no pátio, mas não vai, prometo. Aliás, boa tática essa de ser a única que não persegue ele no recreio, vai funcionar.
Agora uma dica: você vai fazer uma coisa muito fria que vai deixá-lo muito chateado, mas eu sei que você não tem o coração gelado ok? Você só não sabia como era estar apaixonada. Fique tranquila, vai demorar mas vai ficar tudo bem.

Eu de 10 anos

Eu sei que você se sente diferente. Que pra você rosa não tá com nada e brincadeiras de meninas são na maioria das vezes muito chatas, meninos são muito mais legais.
Eu sei que você prefere a bicicleta e a pipa, a aula de ciências e jogar futebol com seus primos. Assim como sei que você também adora pular corda e brincar de adoleta com suas primas. Tudo bem, pode gostar de fazer as coisas que os meninos fazem e não achar justo quando dizem que você não pode fazer porque é uma "mocinha". Vão te falar muitas coisas ruins e isso é só o começo, conforme você for crescendo as coisas vão ficar piores. Vão te chamar de menino, vão tirar sarro do seu cabelo curto e dizer que você gosta de mulher. Eu sei que você acha isso tudo uma bobagem e está certa.
Um dia vai encontrar num livro uma personagem igualzinha a você - o nome dela é Jo March -  e quando esse dia chegar, você vai ficar muito orgulhosa da pessoa que é hoje.
Ps. Pare com essa história de não gostar do seu pé, não dá pra tirar. Lide com isso e volte a usar chinelo.

Eu de 13 anos

As coisas mudaram né? Eu sei, mas calma. Tá tudo confuso mas se concentra que já já tudo encontra seu lugar e fica mais ou menos direito. Eu sei que você odeia quando te pedem para ter paciência mas eu sinto lhe informar: vão repetir O RESTO DA VIDA!
Você eventualmente vai entender. Bom, estão tirando sarro e pegando no seu pé né? Eu sei que você ficou chateada quando tentaram te bater, você era amiga delas não era? Tudo bem, não ligue quando te imitarem. Continue com os meninos, bom trabalho (e eles vão te defender sempre que possível). Ainda não pararam com a coisa de sapatão né? Não vão parar mesmo, mas você lida perfeitamente bem com isso, parabéns. Tem duas coisas que eu gosto em você: 1) a confiança que tá crescendo aí, em ser quem você é, descobrir sua feminilidade, lidar melhor com os garotos e parar de ligar pro que os outros pensam. 2) Seu amor pelos livros. Eles serão seus melhores companheiros.

Eu de 15 anos

PARE. COM. O. DRAMA.

Eu de 16 anos

PARE. COM. O. DR... mentira essa foi foda, pode chorar. Aliás pega mais lenço porque vai acontecer de novo.

Eu de 18 anos

Linda, você não vai morar sozinha, nem salvar o mundo e nem ter uma causa nobre. Se concentre em trabalhar duro como você faz e segue comprando uns livros aí. Faculdade é logo ali e você precisa de referência. Quer mexer com video e historia não é? Segura onda.

Eu de 22 anos

CALMA CACETE, não vai mudar a droga do mundo e sua vida não tá uma bosta. Pare de se comparar com artista mirim que é milionario, não vai rolar pra você.
Ah, pare de chorar nos seus aniversários. Não vai ter jeito, vai envelhecer todos os anos.

Eu de 24 anos

Não falei? Eu disse que ia melhorar. Você é independente agora, preserva e ama sua família, trabalha e paga as continhas. Os livros estão aí não estão? Eu disse. Agora pode se  preparar porque só vem coisa boa. E conquista. E amigos. E um garoto.
Você vai se descobrir cada vez mais mulher e cada vez mais confortável com quem você é.
Estou ansiosa por você.

Eu de ontem

Que bom que chegou até aqui e do jeito que chegou. Acho que vai dar tudo certo pra nós né?
Eu sei que você ainda é impaciente e sei que ainda não desistiu de mudar o mundo, mas acho que é algo bom. Ainda tenho fé que vai conseguir. Eu adoro o quanto você aprendeu até aqui, como lidou com as coisas ruins que te falaram e como riu das coisas absurdas que já aconteceram com você. Aliás eu adoro o quanto você ri e se diverte com a vida. Tem muito detalhe solto por aí para você ver e escrever sobre. Será que alguém vai ler? Sei lá também.
Mas tem uma coisa que eu adoro muito que você faça e que sempre vejo você pensando e fazendo. Você defende as meninas que também gostam das coisas de menino e os meninos que gostam de coisas de menina. Você acha que deviam existir só "coisas", sem gênero, e que cada um pode - e deve - fazer o que quiser. Eu adoro que você incentive as pessoas a fazerem o que elas quiserem, desde que sejam gentis e amáveis. Mais queridas e menos otárias.
Porque realmente acho que se não der para você salvar o mundo, elas vão salvar por você.

Estamos juntas.
Sinceramente (sim, eu sei que você adora terminar cartas assim),

Thami.




Comentários

  1. O melhor, me emocionei
    Eu sempre soube que ia dar certo, sempre

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CORAGEM E ESCOLHAS

Quando eu era pequena, via de regra brincava de ser adulta. Não me lembro nunca de em alguma brincadeira de criança ter me intitulado "a criança maravilha", "a super-criança" ou "a criança desbravadora que sobreviveu à uma floresta cheia de monstros assustadores". Nunca. Eu era a mulher maravilha, a super mulher, a mulher desbravadora. Se possível gostava de acrescentar o título de "a primeira" antes das conquistas, porque havia em mim um quê de coragem de ser a primeira das coisas. Coragem. Taí um tema que me perseguiu quando eu entrei na adolescência. É só olhar pra minha estante. Se fosse para separar meus livros em temas, caberiam todos nessa categoria. Eu sempre fui fã de gente corajosa. Que arrisca, que vai contra, que dá um passo adiante e paga para ver. A coragem sempre me perseguiu, mesmo quando lentamente me afastei dela. Com o tempo fiquei menos corajosa (ou mais preocupada) e deixei de ser a garota destemida para me tornar algu

SOBRE: LILIANE PRATA

Fazia algum tempo que eu não postava aqui mas hoje aconteceu uma coisa tão legal que a primeira coisa que eu pensei em fazer foi correr pra cá. Todo mundo sabe que eu sou a escolhida do Universo pra ser sacaneada (se você não sabe, leia a maior prova disso com o incidente da calça  e sinta-se a vontade para rir da minha cara). Mas às vezes o Universo faz coisas incríveis por mim, o texto é longo mas vale a pena, prometo. Hoje quando saí do curso que estou fazendo lá na Paulista resolvi passar na Livraria Cultura (sim, o lugar onde a minha experiência com o mago místico aconteceu). Lá tava rolando o "Vira Cultura", uma série de eventos simultâneos sobre as mais diversas coisas, a livraria estava tava lotada. Foi no meio dessa multidão que virei pro meu fiel escudeiro e disse: - Nossa aqui nessa virada vai ter uma mesa de debate com uma escritora que eu gosto muito, é a Lili Prata (CONGELA) PAUSA PARA CONTEXTUALIZAR: Se você me conhece já me ouviu falar dela, a

O GURU DA LIVRARIA

Estava eu vagando pela Livraria Cultura com uma caderneta na mão. Cansada de andar sem rumo resolvi pagar e ir embora, então fui para a fila e estava lá esperando minha vez de pagar quando senti um toque no meu ombro. Um senhor grisalho vestido de branco me disse: - Vou passar na sua frente. Eu gentilmente consenti. Ele prosseguiu: - Vou passar na sua frente porque sou o autor deste livro - disse apontando para o livro que carregava. Eu, que não conhecia nem o livro nem o autor, apenas sorri e disse alguma coisa gentil que já não me lembro. Ele disse que havia recebido o prêmio Jabuti e fez mil perguntas sobre a minha carreira, sobre poesia e sobre minha vida. De repente ele resolveu que queria meu endereço para me enviar o livro. A história tava muito estranha e eu sou uma pessoa desconfiada por natureza, então tentei de todas as maneiras contornar a situação. Enquanto isso uma pequena multidão formava-se a nossa volta, alguns apenas vagando outros tentando entrar